Razões Por Que Ganha Peso No Inverno

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Razões Por Que Ganha Peso No Inverno

Para que o frio não será um problema na hora de perder peso, é importante manter-se longe das armadilhas do inverno que possam dificultar a perda daqueles quilos a mais.
As temperaturas extremas do inverno podem jogar um papel decisivo no momento de emagrecimento. Ao chegar o frio, as atividades ao ar livre são reduzidos e passamos mais tempo tentando abrigarnos dentro do lar. Por isso, é importante conhecer as principais armadilhas de este tempo, para poder evitá-las e perder peso, apesar do frio.

1. Menor consumo de frutas e legumes
Com o clima frio, as frutas e vegetais são menos tentadores que os produtos cozidos e as guloseimas. Além disso, certos mercados agricultores fecham até a chegada da nova temporada. Esta deficiência de micronutrientes encontrados em frutas e vegetais produz um aumento do apetite devido à necessidade do corpo de incorporar vitaminas e minerais.
Como evitá-lo?
O corpo precisa absorver os nutrientes dos alimentos, e um consumo variado de frutas e legumes garante a sua incorporação em grande quantidade. É possível optar por alimentos mais frescos durante o inverno, como a abóbora, os citrinos e os legumes de folha verde. Também se podem congelar produtos que não são desta temporada, já que, ao consumi-los, contêm as mesmas propriedades que os alimentos frescos.

2. Inverno melancólico

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Os dias mais curtos e a descida das temperaturas, fazem com que a opção mais escolhida for a de ficar trancado e protegido em casa. Além disso, a redução da luz do sol, produz uma queda de serotonina, podendo causar um transtorno afetivo sazonal. Isso gera uma maior necessidade de consumir carboidratos e doces para aumentar o humor.
Como evitá-lo?
Ao acordar, deixar entrar a luz do sol durante pelo menos uma hora. Mesmo nos dias nublados, a exposição à luz ajuda a evitar os efeitos do distúrbio sazonal. Outra forma de melhorar o humor é tomar a iniciativa de agrupar-se e sair para treinar ao ar livre. O exercício reduz os sintomas depressivos.

3. Temperatura corporal
Manter a casa a altas temperaturas não é o mais conveniente. O corpo queima mais calorias, usando a energia para se aquecer. Pequenos instantes de frio ajudam a ativar o metabolismo para queimar gordura. É por isso que a manter-se em espaços com aquecimento muito elevado, e até mesmo mover-se no carro, não ajuda muito na queima de calorias.
Como evitá-lo?
Permitir alguns minutos de calafrios ao dia ajuda a que a queima de gorduras se potencialize. Algumas opções são: tirar a caminhar com o cachorro, evitar aquecer com antecedência o carro ir a pé ao trabalho. Utilizar a Colastrina também é de grande ajuda.

4. Desidratação

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A adição de água durante o verão, é quase constante, mas se vê diminuída, em grande medida, durante o inverno. Mesmo que a desidratação seja mínima, pode produzir uma sensação semelhante à fome e ser confundida. É Por isso que muitas vezes achamos que estamos com fome quando tudo o que o organismo precisa de água.
Como evitá-lo?
Ao sentir fome” recomenda-se beber água e esperar 10 minutos para confirmar se realmente era fome. Além de ingerir ao menos dois litros de água por dia, durante o inverno também é possível tomar sopas à base de caldo de carne, comer frutas e legumes que contêm água, como a maçã e o salsão, e beba chás, como chá quente.

5. Bebidas quentes
Ao igual que as refeições pesadas, certas bebidas quentes típicas do inverno podem levar a que a dieta se incline negativamente. Por exemplo, um café de moca, jornal da tarde pode aumentar a ingestão calórica de forma perigosa para nosso plano nutricional de perda de peso.
Como evitá-lo?
Uma boa opção é optar pelas bebidas de baixas calorias, como o café, Revital, o chá de ervas. Além disso, é importante prestar atenção aos edulcorantes adicionados, principalmente se você beber mais de um copo por dia. Por exemplo, uma colher de sopa de mel traz 64 calorias; os xaropes aromatizados adicionados 60 calorias. Se você quiser evitar o café, as sopas podem ser uma ótima alternativa para o lanche, algumas têm menos de 75 calorias por copo.

6. Menos treinamento

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Mesmo quando a rotina de ginástica, para que se mantenha, no inverno, o tempo que passamos ativos ao ar livre é menos. Além disso, os níveis de atividade vêem-se afetados por os resfriados e as gripes típicos da época.
Como evitá-lo?
É importante prestar bastante atenção ao nível de atividade durante o inverno. Não só os exercícios em frente ao lar e ao televisor são uma alternativa. Atividades ao ar livre, como andar de trenó, esqui simplesmente lançar bolas de neve com a família, devem ser tidos em conta para não diminuir o movimento que o corpo estava acostumado. Além disso, sempre e quando o frio seja leve, certas atividades como o yoga, a bicicleta, jogging moderado, podem ser realizadas sem preocupação.

O inverno pode trazer algumas complicações como até mesmo a queda de cabelo, e também   a perda daqueles quilos que não saíram anteriormente, mas com pequenas modificações cuidados é possível contornar com remedio para nascer cabelo e continuar queimando gorduras apesar do frio. É importante sair da zona de conforto, desafiar a estação e saber escolher a dieta adequada para que o seu plano nutricional possa continuar funcionando.

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